terça-feira, 18 de setembro de 2007

carboidratos X juízo

todo mundo sabe que passo minha vida contando carboidratos... nunca pensei que fosse fazer tanta conta na minha vida. e logo eu, péssima em matemática!!!!
o negócio é que vinícius tem diabetes, acho que disso todo mundo sabe, e ele usa uma bomba de infusão de insulina, que é uma forma muito mais simpática de conviver com as altas e baixas de glicose, menos injeções, mais liberdade e muito, mas muito mais contas a fazer...

mas é claro que eu não faço as continhas de cabeça, meu querido e inseparável smart phone desempenha esta função de forma perfeita.

a verdade é que difícil mesmo! essa danada dessa diabetes é um saquinho de se controlar... temos a sorte de poder fazer uso dessas tecnologias. Não é todo mundo que consegue, seja por fatores financeiros ou não. Tem tanta variável envolvida numa contagem de carboidrato que fica mesmo complicado. André fez um programinha no excel que calcula tudo, claro que as vezes a gente tem que colocar uma dose de subjetivismo na hora de aplicar a insulina, mas temos conseguido.

a vida de vinícius é muito melhor agora, fez um ano no dia 19 de agosto de 2007 que ele começou a usar a "bombinha". No início pensei que ele não fosse se acostumar e ficamos numa paranóia sobre o que ele poderia fazer ou comer com esse corpo estranho grudado nele. Mas que nada, ele come tudo que sente vontade (o que não inclui comida de panela - arroz, feijão, carne - para o meu desespero absoluto!) e pode brincar, dormir, arengar, sem se sentir incomodado. Isso realmente é incrível!

fiquei super feliz quando descobri que o medalhista de ouro no PAN em remo, Christopher Jarvis, usa uma bombinha de insulina tb. Vi numa revista e comprei para mostrar a Vinícius que "o cara que ganhou medalha de ouro tem uma bombinha igual a dele!!!".

pode até parecer difícil de entender o quanto isso é significativo para uma criança de menos de 3 anos que é diabética, mas pode ter certeza de que faz uma diferença enorme em sua vida (e na nossa também!).

mas isso tudo é pra dizer que vale a pena tentar, é complicado mas não é impossível.

olha os pequenos brincando...


grande abraço.

Um comentário:

Jeane Melo disse...

O mais bacana que vejo, Simone, é o poder de transformação...Nossa, além de matemática, de nutricionista, de enfermeira, de psicóloga, VC É UM MÃE LINDAMENTE GUERREIRA.

Sempre me alegro e me fortaleço com seus depoimentos. Parabéns!